NOSSAS REGRAS


 REGRAS E PENALIDADES

             A Escola Professor José Mendes sempre buscará recursos e estratégias para que cada estudante compreenda e respeite as normas.
             Porém, quando os limites forem ultrapassados e as regras não forem seguidas, o aluno estará sujeito às sanções, conforme a falta cometida:

 - orientação pessoal;
 - advertência;
 - suspensão de um, dois ou três dias de aulas;
 - assinatura de Termo de Compromisso ou advertência perante a Direção e os Pais;
 - transferência compulsória 
- Dependendo da gravidade da ocorrência  encaminhamento do caso ao Conselho Tutelar caso se trate de aluno menor de idade.

Atraso às Aulas: O aluno deverá chegar, pelo menos, 10 minutos antes do horário do início das aulas. Alunos do turno da noite que se atrasar por motivo de trabalho ou transporte poderão assistir a primeira aula caso o horário permita, caso contrario devera aguardar o início da segunda aula.

Material e Mobiliário Escolar: O aluno deve possuir e apresentar todo o material didático exigido para as aulas. Deve também zelar pela conservação do prédio, mobiliário e material didático e/ou objetos de propriedade dos colegas, professores e funcionários, bem como de tudo que é de uso coletivo e responsabilizar-se pelos danos que porventura causar, indenizando os prejuízos.

Respeito: Não se toleram brigas e atos de violência, agressão ou tentativa de agressão física ou moral a diretores, professores ou funcionários e entre nossos alunos ( transferência compulsória).
Ao aluno é proibido discutir ordens com o professor, bem como formar grupos ou promover algazarras, distúrbios ou comemorações inadequadas nos corredores, pátios ou nas imediações da Escola. 
Caso o aluno, se sinta prejudicado ou ofendido por alguns professor, funcionário ou colega deverá procurar imediatamente a direção da escola para tentar resolver o problema ou tomar as medidas cabíveis necessárias.

Fumo: É terminantemente proibido fumar nas dependências ou imediações da Escola, de acordo com a Lei n.º 9.294 (15 de julho de 1996).

 Uso de palavras obscenas: Qualquer aluno, em qualquer recinto da escola, seja a sala de aula, quadra de esportes, pátio ou portão de entrada, que proferir palavras obscenas, de qualquer natureza, e dirigidas a quem quer que seja e em qualquer circunstância, será advertido por escrito.
Na reincidência sofrerá 5 (cinco) dias de suspensão.

Presença de estranhos: Os alunos devem evitar convidar estranhos a Escola. Em caso de qualquer ocorrência envolvendo estas pessoas, o aluno responsável pela sua presença na escola será advertido.

Aparelhos Eletrônicos: Os aparelhos de celular, MP3, MP4, walkman ou qualquer outro aparelho sonoro, deverá estar desligado durante as atividades escolares e guardados no bolso, pasta ou mochila.        
 Caso contrário serão recolhidos e entregues somente aos pais.

Dispensa: Somente em caso de doença (mal súbito), será permitido aos alunos se retirarem da Escola durante o período de aulas após ciência e autorização dos pais ou responsáveis.

USO DE BONÉS: É proibido o uso de bonés, chapéus e afins dentro da sala de aula, exceto em casos especiais e com autorização prévia da Direção. Caso contrário serão recolhidos e entregues somente aos pais.

Fardamento: É obrigatório o uso de fardamento ( calça azul e blusa branca da rede estadual ou blusa padrão da escola) completo. Não sendo permitido o uso de shorts, bermudas, mini saia, blusas decotadas e bonés na sala de aula.


É responsabilidade dos alunos participar das aulas, prestar atenção e fazer as atividades propostas com tranqüilidade para que haja aprendizagem.

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